| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Portugal em vivo
Desde: 03/05/2017      Publicadas: 7      Atualização: 05/05/2017

Capa |  Futebol  |  Lusitânia  |  Presidenciais francesas


 Presidenciais francesas

  05/05/2017
  0 comentário(s)


Presidencais francesas

Presidencais francesas

 

A fim de saber o que pensam os filhos de emigrantes portugueses, decidimos ir ao encontro de dois filhos de emigrantes portugueses que aceitaram responder às minhas perguntas sobre o futuro do portugueses após as eleições, e foi com muito humor e preocupação que responderam às minhas perguntas. Decidi apenas assinar as iniciais dos entrevistados a fim de preservar a sua privacidade.

-  O que acha das eleições presidenciais que estão a decorrer neste momento em França?

 Durante vários meses, houve um sentimento de incerteza que se fez sentir. Com todos os eventos recentes que produziram-se a nível mundial, o Brexit, a eleição de Donald Trump, as tensões com a Coreia do Norte, e a segurança nacional, uma sensação de dúvida instalou-se. Mesmo as pessoas que dizem ter feito a sua escolha para as eleições, não parecem muito convencidas. Sinto que pedem-nos para votar em candidatos que têm planos muito longos, por vezes imprecisos sobre determinados temas ou absolutamente incompreensíveis. Tenho a impressão de que a maioria das pessoas não teve a reflexão necessária para fazer a sua escolha. 

- Votou na primeira volta das eleições presidenciais? Quem? Porquê?

 

Fui votar na primeira volta das eleições presidenciais, mas por causa de toda a influência mediática e talvez também por incerteza de ver o candidato que mais me corresponde na segunda volta, decidi de votar em branco. Votarei na segunda volta, embora seja outra vez em branco. Será a minha maneira de dizer que não me desinteresso da política, mas que não quero escolher entre dois candidatos que não me agradam. 

 

- O que acha dos dois candidatos que se encontram frente a frente na segunda volta?

 

A qualificação de Marine Le Pen para a segunda volta foi prevista por todas as pesquisas, por isso não é uma surpresa. Em relação a seu adversário, Emmanuel Macron é o favorito da segunda volta da eleição presidencial, e poderia tornar-se o Presidente mais jovem do mundo com apenas 39 anos. Acho que vamos assistir nesta segunda volta, numa votação estratégica para não ver Marine Le Pen ser eleita Presidente.

  

- Acha que a situação dos portugueses em França que não possuem a nacionalidade francesa vai mudar se Marine Le Pen for eleita Presidente?

 

A eleição de Marine Le Pen teria consequências muito importantes sobre a imigração, a economia, e a Europa. Não acho que seja apenas a situação dos portugueses que poderia mudar, mas de todos os estrangeiros em relação à imigração. O outro assunto significativo para Marine Le Pen é a saída do euro com a realização de um referendo sobre a permanência na União Europeia.

H.G

 

 

- O que acha das eleições presidenciais que estão a decorrer neste momento em França?

No início não prestava atenção nenhuma às eleições presidenciais, aliás, começei a ter um mínimo de interesse uma semana antes da primeira volta. Penso que houve muitos candidatos que apresentaram-se às eleições e muitos deles faziam muito alarido desnecessário, tais como o Senhor Poutou e a Senhora Arthaud.

 

-  Votou na primeira volta das eleições presidenciais? Quem? Porquê?

Na primeira volta não sabia para quem votar, mas uma coisa era certa, não ia votar na Senhora Le Pen nem no Senhor Macron, nem um nem outro valem um tostão.

Afinal acabei por votar no Senhor Hamon porque foi o unico a propôr uma mudança na educação e sobre o estatuto dos estudantes, pois a maioria dos outros nem tocaram no assunto

-  O que acha dos dois candidatos que se encontram frente a frente na segunda volta?

Como disse anterioremente, nem um nem outro, não valem nada!

Infelizmente, que seja a Senhora Le Pen ou o Senhor Macron, a situaçaão em França vai ficar cada vez pior durante os próximos 5 anos, a situação actual é grave e ridícula !

Acho que os cidadãos franceses ainda não se aperceberam da gravidade do problema em França.

De um lado temos o Jafar e por outro lado está a Ursula.

Diga-me já para quem tenho que votar ???? Nenhum deles ! Porque não vou contra os meus princípio políticos! Então para tornar à actual situação ainda mais ridícula vou votar Harry Potter ou Dumbledore.

- Acha que a situação dos portugueses em França que não possuem a nacionalidade francesa vai mudar se Marine Le Pen for eleita Presidente?

Na verdade não sei ! Oxalá que não …

O povo português sempre trabalhou arduamente e nunca provocou problemas aqui em França. Agora se a Senhora Le Pen segue as suas ideias sobre as taxas que deverão pagar os patrões que empregam estrangeiros, acho que muitos deles iram aos poucos despedir a mão de obra estrangeira. 

Afinal que seja a Le Pen ou o Macron a ganhar, vamos de mal a pior!

 

C.M

 

 Por Furtado Tavares Liliana

 







Capa |  Futebol  |  Lusitânia  |  Presidenciais francesas
Busca em

  
7 Notícias